Refluxo Gastroesofágico

Várias doenças otorrinolaringológicas têm sua origem ou piora no refluxogastroesofágico, que pode ser definido como “retorno” do conteúdo do estômago até porções mais altas das vias digestivas , podendo chegar até a boca. É uma doença potencialmente séria , que reduz a qualidade de vida das pessoas e traz riscos, como esofagite e complicações mais sérias.
A doença do refluxo Gastroesofágico é responsabilizada atualmente por vários sintomas incomuns, que até recentemente não se tinham relacionados, fora do trato digestivo alto (esôfago e estômago), ocorrendo em outros órgãos, como: pulmões, laringe, faringe, ouvidos e seios da face.

A doença do refluxo gastresofágico atípica passou a ser denominada doença do refluxo laringofaringeo.

Ao nível da laringe e faringe, pequenas quantidades de suco gástrico são suficientes para provocar danos, já que estas estruturas não estão preparadas para receber o conteúdo digestivo que reflui e portanto pequenos refluxos, que do ponto de vista gastroenterológico não provocam doenças, podem causar doenças otorrinolaringológicas.

O diagnóstico e realizado com: estória clínica detalhada, exame físico e exames complementares, como: nasolaringoscopia, endoscopia digestiva alta, radiografias, Phmetria.

O tratamento é feito com medicamentos e cirurgias que são utilizados para minimizar ou resolver a doença. Orientações dietéticas e postural também fazem parte do tratamento.

Alguns fatores relacionados à origem da doença do refluxo gastroesofágico:

· Hérnia de Hiato

· Dieta: alimentos gordurosos, chocolates, menta, tabaco, álcool, e algumas drogas.

· Roupas muito apertadas na cintura, refeições copiosas, bebidas gaseificadas, obesidade, gestação, stress, traumas, hábitos de vida.

Alguns sintomas da doença do refluxo gastroesofágico (típicos):

· Dor no estômago

· Azia

· Regurgitação de alimentos

· Náuseas, vômitos

· Salivação excessiva

· Tosse, rouquidão, pigarro na garganta, dificuldades para engolir

Alguns sintomas da Doença do Refluxo Gastroesofágico (atípicos):

· Disfonia

· Mau hálito

· Tosse crônica

· Tosse intermitente